Filhotes de cães e gatos - Canil e Gatil

Notícias

Como ensinar Gato usar Caixa de Areia Manual dos Felinos Capitulo 1

Manual Felinos Usar Caixa de Areia Gatos Aprender a usar a caixa higiência Capítulo I

 

Para quem quer um pet higiênico, o gato é perfeito. Ele mesmo cuida do seu banho com lambidas, toma sol pela manhã e usa a caixa de areia.

Parabéns pelo seu novo gatinho adquirido no Petclubecat, seu querido foi incentivado desde muito novinho a usar a caixa de areia juntamente com a mãe.Os gatos têm todo um ritual importante para ir ao banheiro: eles cheiram a areia, sobem na caixa devagar, escolhem um lugar, cavam, cavam, cavam mais um pouco, escolhem uma posição, fazem as necessidades, escondem, cheiram, saem da caixa, cheiram de novo e vão se limpar.Para eles é muito importante esconder as fezes e urina pois elas têm cheiro forte e podem atrair predadores. Esse é mais um comportamento natural que deve ser respeitado e incentivado para se ter um gato saudável mental e fisicamente. Muitos dos problemas de necessidade fora do lugar podem ser evitados só com o arranjo correto da caixa de areia.

1-Como incentivar o novo gato a usar a caixa higiênica

A opção do Petclubecats é ensiná-lo desde filhote juntamente com sua mãe, para que aprenda rapidamente qual o lugar de realizar as necessidades. Apesar disso, você não pode esquecer que a caixa de areia deve ser certa, atraente, de fácil acesso e o dono deve usar o bom senso e a razão para entender como seu novo gatinho será estimulado a usar, quando for trocado de ambiente.Os gatos naturalmente gostam de fazer suas necessidades em lugares que tenham terra, serragem ou areia. Ou seja, se você mostrar a eles uma caixa de areia, eles facilmente farão uso dela. Se isso for ensinado logo nos primeiros dias em que ele for levado para casa, ele vai aprender muito mais rápido. Apesar de parecer simples, é preciso encontrar a caixa certa e incentivar o seu uso.

2-Escolha os materiais adequados

Primeiramente, é preciso saber que não é qualquer caixa que agrada o gato. Compre uma caixa grande, pois o gato cresce rápido e é melhor ele se adaptar ao mesmo objeto desde o início. No caso da areia, existem várias disponíveis no mercado, será preciso ver qual seu animal prefere. Porém, procure escolher as opções que contêm a menor quantidade possível de poeira e sem perfume, para não irritar o gatinhoPorém, é preciso atentar-se à altura da caixa. Ela deve ser acessível para os filhotes, facilitando sua entrada. É possível encontrar também modelos que são fechados, esses modelos são úteis para gatos que costumam ser mais bagunceiros. Outra vantagem é a diminuição do mau cheiro, principalmente em lugares pequenos.

Na hora de comprar a areia, prefira uma marca sem perfume forte– felinos não gostam de perfumes “carregados. Além disso, alguns aromas podem irritar o nariz e os olhos dos bichinhos ou prejudicar aqueles que são propensos a problemas respiratórios.

Não se esqueça de comprar também uma pá para fazer a limpeza da areia. Mantendo a limpeza da caixa

Limpe as necessidades do gatinho todos os dias. Eles não gostam de usar a caixa suja. É bem fácil retirar os dejetos. Recolha com a pá, coloque num saco e depois jogue no lixo.

3-Apresente a caixa de areia ao seu gato

O primeiro contato com a caixa deve ser em um lugar tranquilo e de fácil acesso, e claro, que respeite a privacidade do seu novo gatinho, coloque num local RESERVADO. Procure escolher um lugar visível e à disposição do gato, mas que seja distante da sua comida. Gatos não gostam da presença da caixa de areia perto de sua refeição. Caso seja necessário alterar o local da caixa do gato, faça isso aos poucos.

Restrinja a área onde o gatinho vai ficar. No começo da vida dele em seu novo lar (as primeiras semanas na sua casa), pode ser uma boa ideia deixá-lo confinado até que se acostume com o novo ambiente. Coloque a caixa no cômodo onde ele vai ficar e permita seu fácil acesso. Limitando os lugares ao alcance do bichinho, você diminui a extensão dos estragos caso eventuais “acidentes” aconteçam.

Para facilitar a sua vida, procure deixá-lo em um lugar com o piso mais prático de limpar (ou seja, nada de carpetes) para quando o felino fizer suas necessidades fora do devido lugar.

Assim que o gato chegar em casa pela primeira vez, coloque-o dentro da caixa imediatamente para que ele possa se acostumar com a textura da areia e com o cheiro dela. O ideal é que ele seja colocado após as refeições e assim que acordar.

Caso o gato faça suas necessidades fora da caixinha, leve-o imediatamente à caixa, para que ele entenda que ela é o “banheiro” dele.

Se você começar a treinar o animal e precisar mudar o local escolhido para a caixa, faça a transição aos poucos – alguns palmos a cada dois dias. Se a troca for feita de forma brusca (do corredor para a sala de um dia para o outro, por exemplo), o gatinho vai acabar confuso e usando outras partes da casa como banheiro. Para evitar que ele use determinada área, experimente colocar o pratinho de comida nela. Os felinos costumam evitar fazer as necessidades no mesmo lugar onde fazem as refeições.

 

4-TERMINANTEMENTE NÃO castigá-lo se ele não usar a caixa:

O estímulo deve ser positivo, acaricie-o sempre que ele acertar o lugar.

Vale lembrar que existem gatos que aprendem imediatamente para o que serve a caixinha de areia, mas, outros, principalmente quando vajam, precisam de mais paciência e pode ser que seja necessário levá-lo à caixa mais de dez vezes ao dia. Por isso, tenha calma.

5-Seu gato parou de usar a caixa de areia? Entenda os motivos

Se o gato urinou ou defecou fora da sua caixa de areia mas em algum lugar que é aceitável e reúne as mesmas condições de localização que a sua caixa, uma solução prática e fácil é mudar a caixa de areia de sítio.

Se o gato vai evacuar ou urinar em um lugar que não é o adequado, deve pegar nele suavemente e levá-lo rapidamente para a caixa de areia para associar que esse é o local onde o deve fazer.

Nos primeiros dias devemos ser menos rigorosos com a higiene da caixa de areia para que o gato possa detetar facilmente o cheiro do seu rastro e ir de novo à sua caixa

Gatos gostam de privacidade, se você deixou a caixa de areia em um lugar movimentado, barulhento e exposto, provavelmente fará com que o gatinho não se sinta confortável em depositar suas necessidades naquele local. Prefira sempre lugares reservados;

O gato precisa entender que a caixinha de areia é o lugar ideal, por isso, caso ele faça suas necessidades em um lugar diferente, não o castigue e coloque-o na caixa, pois ele pode identificar que a caixa de areia é um lugar de punição;

O gato também pode ter problema com o tipo de areia depositada na caixa. Experimente mudar a areia até encontrar a que ele se adapte.

Faça a limpeza da caixa diariamente, pois os gatos não gostam de aliviar-se em áreas sujas. Se você não retirar as sujeiras do local, ele procurará um lugar mais limpo para fazer de banheiro.

Os gatinhos aprendem muito rápido que a caixa de areia é o seu banheiro, mas caso ele insista em depositar suas necessidades em outro local, tenha paciência e procure facilitar a vida do bichano, escolhendo uma caixa acessível, com a areia apropriada e no lugar ideal.

Se você tiver mais de um gato na casa deve comprar mais de uma caixa. Os gatos não gostam de fazer suas necessidade em um local sujo. E é importante que cada felino tenha seu próprio espaço para demarcar território.

Coloque seu bichano na caixa pela primeira vez, para que ele vá se acostumando com o cheiro e textura do local.

Nos momentos que ele estiver sozinho na casa e ainda estiver em treinamento, o dono pode diminuir o espaço de acesso dele na casa, assim evitando possíveis acidentes. Determine um local, coloque a bandeja de comida de um lado junto com a água e a caminha e a caixa de areia deve ficar longe para que ele possa manter uma rotina de higiene.

Não deixe acesso a vasos de plantas e jardim, até estar completamente adaptado as caixas higiênicas.

À medida que o gato for crescendo e passando a usar a caixa, elogie-o sempre que ele acertar na tarefa. Faça carinho e fale palavras afetuosas. Com o tempo ele vai associando cada vez mais a caixa a um local correto. Jamais castige o bichano quando ele estiver no "banheiro", pois ele pode achar que a caixa é uma área de punição e pode começar a evitar esse local.

Cada vez que o gato utilizar a caixa de areia devemos utilizar o reforço positivo premiando pelo seu bom comportamento.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar