Dando à luz
Depois da cópula, a gestação da gata dura, em média, entre 63 e 66 dias. Alguns dias antes de dar à luz, a gata, ansiosa, procura um lugar calmo, protegido da luz, onde ela poderá fazer seu ninho. Uma caixa de plástico com panos limpos, colocada no fundo de um guarda-roupa, por exemplo, provavelmente será o lugar a ser escolhido, desde que ofereça conforto para ela e os filhotes. A presença calma e tranqüilizadora de seu dono também é importante neste momento.
Contrações agudas do útero são responsáveis pelo nascimento de cada filhotinho, em intervalos de cerca de 30 a 60 minutos. A gata rasga o saco amniótico e tira o recém-nascido pela cabeça, esquentando-o e estimulando sua respiração ao lambê-lo intensamente. A ninhada pode ser composta de 1 a 10 filhotes pesando de 70 a 150 gramas cada um, em média, dependendo da raça.
As primeiras quatro semanas
Logo que o cordão umbilical é cortado, o filhote, limpo pela mãe, então engatinha em direção a uma de suas mamas, guiado pelo calor e pelo cheiro da barriga materna. As primeiras mamadas ainda não dão leite, mas sim o colostro. Esse líquido, cujo aspecto e composição se diferem do leite, contém inúmeros anticorpos essenciais para assegurar as primeiras defesas imunológicas.
Mamar e dormir em contato com a mãe e os irmãos são as únicas atividades do filhote durante esses primeiro dias. Completamente dependente da mãe, sua luta pela vida começa com ele tentando conseguir a melhor mama possível. Sendo cego e surdo, seus sentidos mais desenvolvidos são o olfato e o tato. A audição só começa a funcionar no quinto dia de vida. Entre o 7° e o 15° dias de vida, ele abre os olhos. A audição é o sentido que o orienta a partir do 14° dia. Por volta do 17° dia, ele começa a andar nas quatro patas e com 1 mês, consegue se orientar pelos sons, luzes e cheiros.
Do pré-desmame ao desmame
Depois de receber o colostro nas suas primeiras horas de vida, o filhote mama o leite materno. Caso a ninhada seja grande, o leite materno insuficiente ou a separação da mãe for precoce, deve-se recorrer a fórmulas de leite. A habilidade do filhote em digerir o açúcar do leite, a lactose, diminui em favor de outras habilidades digestivas. Com a diminuição da lactação materna e com o aparecimento dos primeiros dentes de leite, inicia-se um período de transição alimentar entre a 3ª e a 4ª semana de idade. Tal evento provoca uma pausa na curva de crescimento. A dieta proposta, que gradualmente substituirá a dieta láctea, deve satisfazer todos os requisitos nutricionais do filhote para não causar nenhum déficit de energia e não piorar sua frágil imunidade. Um alimento Nutrição Saúde* para a primeira fase de crescimento do filhote, destinado a seus dentes de leite, oferece uma segurança digestiva reforçada graças a uma seleção de proteínas altamente digestíveis. Esse alimento também contribui para o auxilio das defesas naturais. De acordo com sua consistência, pode ser apresentado ao filhote misturado à água e, finalmente, na forma sólida. Com 7 ou 8 semanas, o filhote está desmamado. Do 4° ao 12° mês de idade, pode-se usar um alimento Nutrição Saúde formulado para o 2° estágio do crescimento.O filhote antes dos 4 meses de vida
Do nascimento, em que o recém-nascido é alimentado com o colostro da mãe, até a 5ª semana de vida, o filhote deve receber o leite materno. Por volta da 7ª semana, o desmame o terá conduzido, pouco a pouco, até uma dieta sólida com tudo o que necessita. Mas acima de tudo, este é o período em que seu sistema imunológico começa a se desenvolver. O alimento que lhe é oferecido deve ser uma fórmula nutricional rica em energia, completa e balanceada com relação a proteínas, lipídios, carboidratos, minerais, vitaminas e deve se adequar a ele. Ainda que o gato seja um carnívoro estrito, sua dieta pode incluir grãos de alta qualidade que sejam digestíveis e não causem diarréia. Assim, a capacidade de digerir grãos se desenvolve aos poucos no filhote. Os grãos contêm aminoácidos essenciais para o crescimento, no entanto necessita ser adicionado o aminoácido taurina, de origem animal, necessário à espécie felina.
O alimento também deve conter todos os minerais e vitaminas necessários para o desenvolvimento do esqueleto. Seu conteúdo pode ser enriquecido por inúmeros nutrientes capazes de auxiliar as defesas naturais e pelo EPA e DHA para o desenvolvimento adequado do sistema nervoso central. O importante é escolher um alimento Nutrição Saúde que atenda bem as necessidades nutricionais do filhote e observar atentamente a transição do alimento líquido para o sólido.
O filhote após os 4 meses de vida
Durante esse segundo estágio, a dieta do filhote, levando-se em consideração que ele ainda permanece frágil, deve continuar auxiliando as defesas naturais. Sua estrutura óssea se fortalece aos poucos e a massa muscular se desenvolve. As necessidades energéticas aumentam e permanecem importantes até o 4° ou 5° mês, quando alcançam o máximo e, então, começam a diminuir gradualmente. Portanto, a dieta deve sempre satisfazer tais necessidades.
O filhote pode receber o mesmo alimento Nutrição Saúde para o segundo estágio de crescimento do 4° mês até o fim de seu crescimento, que se dá por volta de um ano. No entanto, a transição entre o alimento da primeira e da segunda fase deve durar alguns dias.
Para prevenir o excesso de peso, depois do sexto mês, deve-se controlar a quantidade total de comida disponibilizada ao filhote, uma vez que ele pode se mostrar um guloso. Pesar a quantidade ingerida diariamente acaba sendo a solução mais precisa: a quantidade de alimento a ser servido é mencionada na embalagem. Sempre disponibilize água fresca, trocada duas vezes ao dia, em um recipiente de vidro. fonte royal canin http://www.royalcanin.com.br/o-filhote-e-o-gato/o-gato/convivendo-com-seu-gato/alimentando-seu-gato
Vídeo no Youtube do Gatil Premiado Amicat´s
Assista agora bengal Amicat´s brincando
Por favor agende sua visita em horário comercial pelos telefones: +55 11 8485 4545 hc (gatos) e +55 11 9386 8744 hc (cães),Geral : +55 11 4684 1047 hc +55 11 4684 1721 hc e escolha seu filhote das raças: American Bully Overbully, American Stafforshire Terrier, Bull Terrier, Bulldog Americano, Bulldog Campeiro, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Chihuahua, Pitbull Moderno, Pug, Spitz Lulu da Pomerânia, Staffordshire Bull Terrier, Rhodesian Ridgeback, Bengal Amicat's, Exóticos de Pêlo Curto, Maine Coon Amicat's, Ragdoll Amicat's Canil Amichetti Bullys & Gatil AMICAT´S Bengal Maine Coon Ragdoll Exótico Juquitiba Sao Paulo Brasil
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." (Mahatma Gandhi) EcoVilla Amichetti- Paraíso Ecológico- uma forma sustentável de ConViver. Rod. Régis Bittencourt, km 334, apenas 40 min. de SP-Juquitiba .Agende uma agradável visita para adquirir seu filhote e faça belo passeio no santuário ecológico com a Mata Atlântica preservada.