IPC Sutentável
Criação Amiga dos cães e gatos
Controlar as pulgas - Quais as opções que existem?
As pulgas são pequenos animais que adoram os nossos animais de estimação e que podem trazer numerosas doenças, entre as quais a principal causa de problemas de pele em animais – a dermatite alérgica à pulga – em que o pêlo cai em demasia e a pele fica muito vermelha e irritada, podendo ficar gravemente infectada por bactérias que se aproveitam do seu estado frágil. Para além disso as pulgas podem transmitir parasitas intestinais e microrganismos muito perigosos (anemia infecciosa felina).
Factos sobre as pulgas:
- As pulgas dos gatos são da mesma espécie da que dos cães
- depois da primeira refeição de sangue, sobrevivem pouco tempo fora do animal
- Os ovos das pulgas caem para o chão e são resistentes aos insecticidas, mas são sensíveis a outro tipo de produtos que impedem que o ovo se desenvolva (desde que a pulga os tenha ingerido antes de pôr os ovos). Exemplos destes produtos são o Metoprene, Lufenuron e Selamectina.
- Dos ovos nascem as larvas, que se alimentam das fezes das pulgas (que são sangue digerido). Não resistem muito tempo no exterior, porque morrem facilmente em ambientes de luz, calor e secura. São sensíveis aos mais tradicionais insecticidas e também aos inibidores de crescimento (como por exemplo Lufenuron, Piriproxifene, Metoprene; Fipronil; Permetrina).
- Das larvas surgem as pupas, que são resistentes ao frio, secura, insecticidas e inibidores de crescimento. Podem sobreviver durante meses neste estado, apenas desenvolvendo-se se forem expostas a vibração, temperaturas elevadas e aumento da concentração de CO2. Só depois de se transformarem em pulgas é que passam a ser sensíveis aos insecticidas.
O meu animal coça-se muito, será que tem pulgas?
- Procure pulgas no seu animal e as respectivas fezes – “lixo” (ou “caspa”) escuro em forma de virgula – que são constituídas por sangue seco. Passe um pouco dessa “caspa” para um papel humedecido e verá que o papel se tingirá de vermelho. Em alguns animais alérgicos é muito dificil encontrar pulgas, uma vez que como têm muita comichão têm a tendência a conseguir livrarem-se de todas elas. Caso encontre pulgas aconselhe-se com o seu veterinário sobre a melhor forma de se ver livre delas.
- Se o seu animal está com a pele muito danificada pode ser alérgico e precisar de uma terapia para evitar a auto-mutilação e para controlar as infecções secundárias. Poderá precisar de um shampô especial para remover as crostas e acalmar a pele. Aconselhe-se com o seu veterinário assistente.
Quais os produtos que existem para o controlo de pulgas?
Os mais conhecidos que existem no mercado são o Fipronil e o Imidaclopride. Os produtos em spot-on são geralmente preferidos em relação aos sprays e coleiras. As coleiras de Deltametrina também são utilizadas por causa do potencial efeito protector contra o mosquito da Leishmaniose. Produtos combinados que têm inúmeras valências são mais dispendiosos - muitas vezes são utilizados pelo seu aspecto prático (fazendo a prevenção da dirofilariose), e quando o animal tem alguma tendência para as sarnas. Em animais que não tolerem produtos tópicos, a administração em comprimidos é muito popular. A toxicidade do produto para o meio ambiente, para a família e ainda para o animal também constitui um factor muito importante na escolha.
A - Para escolher o produto deve ter em conta o seguinte:
- dependendo das zonas em causa, uns produtos funcionam mais do que outros, uma vez que as pulgas podem ganhar resistência a um determinado composto. Deve informar-se quais os produtos com maior eficácia na sua região;
- alguns produtos são tóxicos para animais jovens, de modo que deve ter em conta a idade do seu animal quando escolhe um produto. Se existe probabilidade de gravidez, também deve escolher um produto com segurança comprovada;
- se tem muitos animais, cães e gatos, deve tentar informar-se qual a opção mais económica e que seja eficiente. Lembre-se que alguns produtos não podem ser utilizados em gatos.
- alguns animais não gostam de sprays, outros fazem alergia às pipetas, outros detestam engolir comprimidos. Algumas pessoas não querem que o seu animal de estimação use coleira. Deste modo, deve tentar escolher a formulação mais adequada para a sua casa.
- em alguns casos de infestações severas pode ser necessário utilizar produtos para aplicar no ambiente (dentro de casa) para conseguir acabar com a praga mais rapidamente.
- também os diferentes produtos têm tempos de actuação diferente, de modo que deve escolher o mais adequado para os seus animais, tendo também em conta o risco de estes apanharem pulgas (que é diferente se estiverem sempre dentro de casa ou se forem passear às ervas) e ainda se tiver pessoas sensíveis em casa (crianças, pessoas debilitadas), que não possam de maneira nenhuma ter contacto com pulgas.
- alguns produtos têm outras funções para além de protegerem contra as pulgas, entre as quais a protecção contra carraças, piolhos, ácaros, moscas, mosquitos e ainda controlo dos parasitas internos e prevenção da dirofilariose.
- Não junte dois produtos diferentes sem ter a certeza que a sua conjugação não origina um efeito tóxico para o animal. Em caso de falha de um determinado produto, pergunte ao seu veterinário qual poderá utilizar sabendo que o primeiro produto que utilizou ainda se encontra efectivo.
B- Quais os produtos que existem?
Em seguida apresento os produtos que existem para a protecção de pulgas. Os mais populares são o imidacloprid, o fipronil e a permetrina. Muitos deles não existem noutros países devido à sua toxicidade para o meio ambiente.
Lufenuron (Program®) – é um inibidor de crescimento (da síntese de quitina). Isto significa que as pulgas não conseguem pôr ovos férteis (ou seja, não mata as pulgas adultas mas corta o ciclo). É vendido em comprimidos para cães, xarope para gatos e ainda em injectável de 6 em 6 meses para gatos. Existe ainda uma formulação para cães que inclui composto para a prevenção da dirofilariose. Não existem registos de toxicidade, sendo de facto uma droga muito segura (pode ser utilizado em animais gestantes e lactantes). Em termos ambientais também é uma boa opção. É mais facilmente absorvido de administrado com uma comida gordurosa. Pode ser necessário adicionar outro produto adulticida em gatos que façam apenas o xarope para conseguir controlar uma infestação, uma vez que não tem eficácias nas pulgas adultas. Em animais que façam alergia à pulga, utilizar apenas o Lufenuron não é conveniente. Todos os animais da casa têm de estar a tomar o mesmo para que se consiga eliminar as pulgas, o que pode ficar bastante dispendioso.
Lufenuron + milbemicina (Program Plus®) – combina os efeitos do lufenuron com os efeitos da milbemicina, que se trata de um preventivo da Dirofilariose e alguns parasitas intestinais.
Nitenpiram (Capstar®) – é um fármaco em comprimidos muito útil para eliminar as pulgas adultas, não tendo efeito sobre os ovos, larvas e pupas. Depois de administrado o comprimido começam-se a notar os efeitos passado 15 minutos e ao fim de 6 horas quase todas as pulgas adultas foram eliminadas. Os comprimidos só têm efeito de 24 horas, de modo que é utilizado quando existe urgência em eliminar as pulgas adultas (devido por exemplo ao facto do animal ser alérgico). Este produto pode ser utilizado em cães e em gatos a partir as 4 semanas de idade e a partir de 1 Kg. Não há nenhum problema na utilização em animais gestantes/lactantes.
Piriprol (Prac-Tic®) – fármaco lançado recentemente em spot-on para cães que protege contra pulgas adultas e carraças durante 1 mês. Não deve ser utilizado em gatos nem em animais com menos de 8 semanas de idade e/ou 2 Kg de peso vivo. O efeito para as pulgas nota-se 24 horas após a aplicação e o das carraças 48 horas após a aplicação. Não foi determinada a segurança em animais gestantes e lactantes.
Metaflumizona (Promeris®) – substância em spot-on (pipetas) com efeitos neurológicos nas pulgas, causando-lhes a paralisia, formulado especificamente para gatos. Não deve ser administrado a gatos com idade inferior a 8 semanas. A protecção tem duração de 6 semanas, mas em casos de fortes infestações pode-se aplicar de 4 em 4 semanas. Não foi determinada a segurança em animais gestantes e lactantes.
Metaflumizona + Amitraz (Promeris Duo®) – fármaco lançado recentemente em spot-on para cães que protege contra pulgas e carraças durante 1 mês. Não deve ser utilizado em gatos (por causa do amitraz) nem em animais com menos de 8 semanas de idade. O Amitraz é uma substância tóxica que pode originar sintomas neurológicos muito eficaz na protecção contra carraças (o amitraz é conhecido pela sua formulação em coleira – Preventic®). Não deve ser utilizado em cadelas gestantes e lactantes. A metaflumizona actua na parte nervosa das pulgas, paralisando-as. Não deve ser aplicado com uma frequência superior à de 15 em 15 dias. Aliás, o produto tem efeito de 2 meses, mas para uma protecção mais eficaz, aconselham-se aplicações mensais.
Imidaclopride (Advantage®) – É um produto muito popular em pipetas que se coloca no dorso do animal (cães e gatos) e que é muito bem tolerado e muito seguro. Nos gatos que não gostam de sprays é uma boa alternativa. Tem efeito sobre as pulgas adultas (e algum efeito nas larvas), tendo um efeito residual a 100% de eficácia de 21 dias nos gatos e a 90% de eficácia a 28 dias nos cães. Após a aplicação rapidamente paraliza as pulgas sendo visível a sua queda do pêlo do animal. O produto não é alterado pela luz, mas não é tão eficaz em animais que facilmente molhem o pêlo. De qualquer forma não existe nenhum inconveniente na aplicação semanal do produto, em casos de animais que por alguma razão tenham de tomar banho com muita frequência (não é à prova de água). O imidaclopride tem uma baixa taxa de reacções adversas, mas caso o animal fique sem pêlo na zona de aplicação ou se fizer uma dermatite, não deverá voltar a utilizá-lo. O imidaclopride sozinho não tem efeito contras as carraças, o que pode ser um grande inconveniente (de modo que agora existe uma nova formulação combinada). Também não tem efeito repelente. Não se deve utilizar em animais com menos de 7 semanas e menos de 1,5Kg. Porém, é um produto muito popular em gatos principalmente. É seguro para animais gestantes e lactantes.
Permetrina (Pulvex®; Defendog®) – é um produto muito popular piretróide insecticida e acaricida, biodegradável, em spot-on (pipetas para colocar no dorso) ou em spray, mas que apenas pode ser utilizado em cães, uma vez que altamente tóxico para gatos. Tem acção contra mosquitos, moscas, pulgas e carraças, e pode ser utilizado em cachorros a partir das 2 semanas de idade. Devido a esta acção de repelente, é favorável em animais que vivam em zonas de risco de Leishmaniose. Porém, para manter a sua acção repelente em relação a alguns mosquitos, ter-se-ia de se aplicar o produto de 2 em 2 semanas. O produto elimina as pulgas e carraças em 24 horas, mas não elimina imdiatamente as carraças que já se encontrem presas no animal aquando da aplicação. Para as pulgas e carraças tem efeito residual de 4 semanas (porém, para algumas carraças apenas protege durante 3 semanas).
Combinação Imidaclopride + Permetrina (Advantix®) – Também se trata de um produto em spot-on (pipetas) exclusivamente para cães, sendo constituído por uma combinação das duas substâncias anteriores. Sendo assim tem uma acção de 3-4 semanas para pulgas, carraças e repele mosquitos e moscas. Todas as indicações anteriores para os produtos correspondentes são relativamente são válidas. Pode ser utilizado na gestação e lactação.
Combinação Imidaclopride + Moxidectina (Advocate®) – Produto em spot-on para cães e gatos que combina a acção anti-pulgas do Imidaclopride (ver considerações anteriores) com a Moxidectina, que se trata de um composto que permite a prevenção da dirofilariose, elimina ácaros (sarnas, otites, demodex, etc) para além de eliminar parasitas intestinais. Não deve ser utilizado em cachorros com menos de 7 semanas, gatinhos com menos de 9 semanas e ainda animais com menos de 1 Kg. Não existem estudos sobre a segurança em gestação e lactação.
Fipronil (Frontline®) – trata-se de um produto muito popular para cães e gatos que existe em pipetas e em spray. Tem acção contra as pulgas, carraças, ácaros e piolhos. Recentemente foi practicamente substituído pela associação Fipronil–S-Metopreno (Frontline Combo®) de modo a tornar o produto mais eficaz e mais competitivo em termos de mercado. Tem segurança para animais gestantes e lactantes. Para os gatos trata-se do melhor produto (relativamente a eficácia e segurança) para a prevenção das carraças.
O Fipronil pode ser utilizado em cachorros e em gatinhos com mais de 8 meses de idade. Tem uma eficácia de 95% em relação às pulgas de mais do que 80 dias em cães, e de um mês para cães que tomem banho duas vezes por semana (é resistente à água comparativamente aos outros produtos). Estão aconselhadas aplicações mensais para quebrar o ciclo da pulga. O Fipronil não convém ser aplicado mais do que uma vez por mês. Raramente causa reacções adversas. Não tem acção repelente (mosquitos e moscas).
O spray é à base de álcool e deve ser administrado a 3-6ml/kg, ou seja, é necessário 30 a 60ml para tratar um cão de 10 kg. O spray se for bem aplicado é mais eficaz do que as pipetas, mas tem o inconveniente da aplicação e do stress que causa nos gatos.
S-Metopreno é um inibidor de crescimento que pode ser utilizado em combinação com um produto adulticida (Frontline combo®; Ectokill® spray com piretrinas para cães e gatos com duração de 1 mês). Tanto os ovos como as larvas da pulga são afectados com este produto.
Selamectina (Stronghold®) – substância revolucionária e muito segura, disponível em pipetas para cães, cachorros, gatos e gatinhos (a partir das 6 semanas). Ao contrário do Fipronil e do Imidocloprid é de acção sistémica, sendo mais dispendioso (é possível detectar o produto no sangue do animal). Tem eficácia contra as pulgas adultas, larvas e ovos, devendo ser efectuadas aplicações mensais. Não é porém o mais eficaz relativamente a pulgas adultas, de modo que não deve ser utilizado em infestações. Também tem acção contra sarnas (ácaros), parasitas intestinais, faz a prevenção da dirofilariose e em doses repetidas tem acção contra carraças. É muito seguro e pode ser utilizado em cães de raça Collie com sensibilidade à ivermectina. Trata-se de um produto à prova de água e pode ser utilizado em animais gestantes e lactantes.
Deltametrina (Scalibor®) – Trata-se de um piretróide. Existe sob a forma de coleira, sendo a forma mais prática de manter as pulgas afastadas durante bastante tempo (4 meses). Tem a vantagem de ter efeito repelente de mosquitos, entre os quais o transmissor da Leishmaniose. Também tem efeito contra carraças (6 meses). Não deve ser utilizado em cachorros com menos de 7 semanas de idade. Menos conhecida é a formulação em shampô, com efeito residual por apenas 2 semanas. É um produto muito tóxico para os gatos. Pode ser utilizado em cadelas em lactação e em gestação.
Propoxur (Bolfo®) – existindo formulações em coleiras, pós, shampôs e sprays, este produto tem eficácia contra pulgas, carraças e piolhos em cães e gatos. Tem efeito de 4 meses para pulgas e de 10 semanas para carraças. Pode ser utilizado em lactação e em gestação.
Propoxur + Flumetrina (Kiltix® coleira) – Coleira para cães, tem efeito para carraças e pulgas durante 7 meses. Não é aconselhado em cães que estejam em contacto com crianças. Pode ser utilizado em cadelas em gestação e em lactação.
Diazinão (Doggy Doggy®; Kawu®) – existe em forma de coleira para cães e gatos, para prevenção e eliminação de pulgas e carraças durante 4 meses. Só deve ser utilizado a partir dos 6 meses de idade. O Diazinão é uma substância muito tóxica, não é aconselhado em cães que estejam em contacto com crianças. Não deve ser utilizado em animais em lactação.
Carbaryl (Doggy Doggy pó®) – pó insecticida para protecção de pulgas e carraças em cães e gatos. Tem de ser utilizado 1 vez por semana para ter eficácia (pouco prático). Não pode ser utilizado em animais com menos de 6 meses de idade. Não pode ser aplicado durante a lactação.
Lindano (Carracil®, Gamatox®) – Formulação em solução para ser diluída em banhos para cães. Tem efeito em pulgas, piolhos, ácaros e carraças (muito utilizado em sarnas). O uso em gatos e em animais com menos de 3 meses de idade é contraindicado (altamente tóxico). Também devido ao seu efeito tóxico, animais com problemas hepáticos ou debilitados deverão utilizar outra substância. Não deve ser utilizado em cadelas gestantes e lactantes. O lindano é altamente tóxico para o meio ambiente.
Artigo da Associação de Protecção Animal da Figueira da Foz