Luxação de patela
Os médicos veterinários podem ser questionados a respeito dos aspectos relacionados com a doença em seres humanos, além dos cuidados com os animais e os aspectos da transmissão e prevenção.
Luxações patelares ocorrem freqüentemente em cães e gatos e, sendo assim, sendo comumente observadas na maioria das clínicas veterinárias¹‚².
SCHARZ (1997) define luxação de patela como um deslocamento lateral ou medial da posição anatômica normal da tróclea femural.
ARNOCZKY & TARVIN (1986), SCHARZ (1997) e PIERMATTEI & FLO (1999) cita que a maioria das luxações sejam medial aproximadamente 75%, porém ainda ocorre com freqüência a luxação lateral.
Estas luxações podem ser congênitas ou traumáticas, sendo a primeira mais comum¹,²,³.
As investigações feitas sobre luxação patelar mostram que a causa destas luxações mediais seria em função da coxa vara (angulo de inclinação diminuído do colo femural) e diminuição na anteversão do colo femural (retroversão negativa)².
Já a luxação lateral é vista em cães com displasia coxo-femoral adquirida, sendo os componentes da displasia coxo-femoral, tais como coxa valga (angulo aumentado da luxação colo femural e anteversão aumentada do colo femural relacionadas a luxação patelar²,³.
Estas deformidades, segundo PIERMATTEI & FLO (1999) e SCHARZ (1997), causam rotação interna do fêmur, com torção lateral e deformidade da valga da porção distal do fêmur, que desloca o mecanismo do quadríceps e a patela lateralmente.
PIERMATTEI & FLO (1999) afirmam que embora a luxação não esteja presente por hora do nascimento, as deformidades anatômicas que causam estas luxações estão presentes e são responsáveis pela futura luxação patelar.
As raças predispostas são as raças Toy e Miniaturas¹,³, como os Poodles, Yorkshire Terrier, Pomerânia, Pequinês e Bostons Terriers³.
Segundo PIERMATTEI & FLO (1999), as luxações dividem-se em 4 classes:
CLASSE 1: Luxações mediais - cães da raça “toy”, miniatura, e de grande porte.
CLASSE 2: Luxações laterais - cães da raça “toy” e miniatura.
CLASSE 3: Luxações mediais resultantes de traumatismo - cães de várias raças (raras).
CLASSE 4: Luxações laterais - cães de raças de grande porte e gigantes (“genum valgum”).
SAIBA MAIS:
BULDOGUE FRANCÊS
PUG
RHODESIAN RIDGEBACK
BULDOGUE INGLÊS
STAFFORDSHIRE BULL TERRIER
BULL TERRIER
AMERICAN STAFFORDSHIRE TERRIER
CHIHUAHUA
OVERBULLY(SUPER BULLY)
EXOTICOS AMICAT´S
MAINE COON AMICAT´S
BENGAL AMICAT´S
RAGDOLL AMICAT´S
- CÃES F:55 011 9386 8744
- GATOS F:55 011 8485 4545
- GERAL F:55 011 4684 1047
PETCLUBE
Amichettibullys & AMICAT´S Bengal Maine Coon Ragdoll Exótico
Villa Amichetti- Paraíso Ecológico- uma forma sustentável de ConViver.
Rod. Régis Bittencourt, km 334, apenas 40 min. de SP-Juquitiba .
Agende uma agradável visita para adquirir seu filhote e faça belo passeio no santuário ecológico com a Mata Atlântica preservada.