Filhotes de cães e gatos - Canil e Gatil

Notícias

Cão campeão e o Melhor da Raça

Cão campeão e o Melhor da Raça
Se você é novo nesse negócio de exposição de cães, tudo pode parecer muito confuso. Mas depois de seguir os passos em ordem, as coisas fazem mais sentido.

STAFFORDSHIRE BULL TERRIERPara ser designado como campeão, um cão deve ganhar um determinado número de pontos, que podem ser conquistados em diferentes exposições e competições. Conquistar o título de campeão dá ao cão o privilégio de colocar o prefixo “ch” (abreviatura de champion - campeão em inglês) ao seu nome.

Então, como exatamente é que os cães ganham esses pontos? O processo começa com exposições de especialidades que focam em uma raça em particular. Esse tipo de exposição separa os cães em grupos de machos e fêmeas e depois os divide novamente em seis classes diferentes:

1- Classe Inicial - cães de quatro meses e um dia a seis meses de idade;
2- Classe Filhote – cães de seis meses e um dia a nove meses de idade;
3- Classe Jovem – cães de nove meses e um dia a quinze meses;
4- Classe Aberta – destinada a cães com mais de quinze meses, exceto para Campeões Brasileiros de Beleza e Grande Campeão, que na data da exposição tenham mais de quinze meses de idade. Nesta classe podem ser inscritos Campeões de Beleza de outros países e Campeões Internacionais;
5- Classe Trabalho – destinada a cães com mais de quinze meses, portadores de certificado de cão de trabalho;
6- Classe Campeonato - cães que já têm o título de campeão;
* fonte – Confederação Brasileira de Cinofilia

Em cada classe, o árbitro escolherá o primeiro, segundo e terceiro lugares, por sexo. Também será escolhido o Melhor Macho e a Melhor Fêmea da variedade. O Melhor da Raça será escolhido por comparação entre o Melhor Macho e a Melhor Fêmea dentre as seguintes classes: Jovem, Aberta, Trabalho, Campeonato e Grande Campeonato. Este cão representará então a sua raça no grupo.

Dentro do grupo os cães também serão avaliados e os juízes determinarão o primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares. Já para a designação dos finalistas da exposição, concorrerão os cães classificados em primeiro lugar nos seus respectivos grupos.

Clique aqui e acesse o regulamento de exposição da Confederação Brasileira de Cinofilia.

Agora vamos dar uma olhada e aprender um pouco sobre o Super Bowl Norte-Americano de cachorros – o Westminster.
O longo caminho para se chegar ao Melhor da Exposição
Existem centenas de raças distintas de cachorros, porém, o American Kennel Club reconhece apenas um pouco mais de 150 [fonte: AKC - em inglês]. O AKC separa então essas raças em categorias que se distinguem umas das outras baseadas em o quê os cães foram criados para fazer:


-    cães esportivos: os cães dessas raças têm fins desportivos.  Esse grupo inclui Pointers, Retrievers, Setters e Spaniels;
-    cães de caça: esses cães têm um olfato excepcional além de ótima resistência física o que os tornam bons caçadores. Trata-se dos Beagles, Bloodhounds e Dachshunds;
-    cães trabalhadores: são grandes e muito fortes. Esses cães realizam tarefas como busca e salvamento além de servirem de guardas em casas e estabelecimentos comerciais. Exemplos dessa categoria incluem o Dog Alemão, Rottweiler e São Bernardo;
-    terriers: esse grupo inclui todos os terriers, que são conhecidos por sua personalidade única e enérgica. Exemplos incluem os Bull Terriers, Scottish Terriers (Terrier Escocês), e os Schnauzers Miniatura;
-    toys: esse grupo inclui cachorros bem pequenos como o Chihuahua que você costuma ver a Paris Hilton carregando para cima e para baixo. Essa categoria ainda inclui Shih Tzus, Poodles e Pugs;
-    não esportivos: essa é uma categoria que inclui as raças que não possuem características unificadoras. Aqui entram os Bulldogs, Dálmatas e o American Eskimó;
-    pastores: como o próprio nome já diz, os cães dessas raças auxiliam em rebanhos de ovelhas e bois. Alguns cães dessa categoria são os Collies, os Australian Shepherds e os Briards;
-    diversos: como parte do processo de reconhecimento, o AKC inclui nessa categoria as raças que têm gerado popularidade e interesse em uma área ampla. No entanto, as raças desse grupo não podem vencer uma exposição de beleza e estrutura. Se a atividade de criação de uma raça desse grupo crescer, o AKC pode vir a reconhecê-la dentro de outra categoria.
 [fonte: AKC]

O Melhor da Raça de cada grupo compete contra o Melhor da Raça dos outros grupos. Se um cão ganha primeiro lugar no seu grupo ele passa a competir para o Melhor Cão da Exposição, como no Westminster. Mas antes disso os melhores de cada grupo devem ainda vencer dentro de uma das sete categorias acima (a categoria “diversos” não é reconhecida para fins de premiação). Só então os sete vencedores passam a concorrer entre si pelo prêmio de Melhor Cão da Exposição.

Críticas às exposições
À primeira vista parece que as exposições de beleza nada mais são do que divertimentos inocentes de pessoas que amam genuinamente os cachorros. No entanto, alguns críticos têm apresentado queixas específicas ou até mesmo desaprovam o sistema como um todo. O que há nessas exposições que os deixam tão irritados?

A insistência em se ter exclusivamente cães de raça pura bem como o fato das exposições exaltarem os atributos físicos e a estética dos cães é algo que fazem algumas pessoas criticarem a ética na criação desses animais.

G. AmichettiPara “produzir” cães vencedores, os criadores tentam criar cães com esses atributos físicos específicos, o que em outras palavras significa estreitar o pool genético desses cães. Desta maneira, criar cães focando apenas nos seus atributos físicos pode acarretar o que chamamos de inbreeding (quando se cruza um cão com um ancestral direto ou descendente) e, consequentemente, o nascimento de cães com sistema imunológico fraco e defeitos de nascença [fonte: Pitcairn - em inglês].

Muitos grupos criadores de Border Collie, como o American Border Collie Association (ABCA) levaram tão a sério a criação ética que não aceitaram que o AKC reconhecesse a sua raça. Apesar desses esforços, o AKC elevou a raça Border Collie à categoria de cães pastores em 1995 [fonte: Devine - em inglês]. Agora, antes que os donos possam fazer a inscrição de seus cães nas exposições, estes devem passar por um teste [fonte: Devine - em inglês].

Membros do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) também levantaram questões polêmicas a respeito da exposição de Westminster. Eles se opõem ao corte ou amputação da cauda dos cães que é feita para que o cão se enquadre a determinados padrões estéticos de sua raça. O PETA fez uma queixa oficial contra o Westminster Kennel Clube em 2004, afirmando que o corte ou amputação da cauda de um cão viola as leis do Estado de Nova York no que diz respeito a procedimentos desumanos em cães [fonte: PETA].

O escritor Jonah Goldberg argumenta que a popularidade da criação de cães ajudou a impulsionar o movimento eugênico do início do século 20 e relaciona os problemas éticos da criação de cães à eugenia [fonte: Goldberg - em inglês]. Goldberg fala sobre como as exposições (como a de Westminster) são superficiais e nas quais só importam os padrões estéticos. Para mostrar uma apreciação genuína das raças ele sugere que os cães venham a competir pelo cumprimento dos deveres práticos que suas raças foram treinadas para fazer. Por exemplo, se um cão de caça deseja demonstrar que ele é o melhor da sua raça, deverá provar suas habilidades de caça.

Em contrapartida, alguns críticos acreditam que exposições como o U.K´s Crufts, que introduziu competições de agilidade, se afastou do propósito original e precisa voltar a focar nas raízes tradicionais de uma exposição de beleza e estrutura. Paul Keevil foi um assessor de imprensa do  British & Irish Dog Breeds Preservation Trust até ele falar sobre seu descontentamento com a mudança de regras do Crufts [fonte: Lyall - em inglês]. Embora esse tipo de evento que reúne provas de agilidade, flyball e competições de obediência atraia uma grande audiência, Kevil expressou seu desejo de que o Crufts voltasse a dar ênfase no formato de competição tradicional.

Claro que, se essas exposições tradicionais não são exatamente do jeito que você imagina já que você curte muito mais competições, há inúmeras que atendem esse requisito por aí. Na próxima página veremos o que envolvem as provas de agilidade e obediência nas exposições.

Scruffts: competições para raças cruzadas


Para aqueles cães que se sentem deixados de lado e fora da diversão, o Kennel Club da Inglaterra, que promove o Crufts, tem organizado uma exposição para cães que nasceram a partir do cruzamento de raças distintas.

Scruffts é um concurso para cães sem raça definida. Em função de não existirem normas para cruzamento, os critérios são bem gerais. De acordo com o próprio site do evento, os juízes avaliam o bom caráter, saúde e temperamento para encontrar o melhor cão mestiço.

Outros tipos de exposições de cachorros


Quando a maioria das pessoas pensa em exposições de cães, é comum que imagine exposições de beleza e estrutura como o Westminstr. Mas além desse existem muitos outros tipos de exposições e concursos de cães, apesar de não ter tanta atenção da mídia. Os dois tipos mais comuns são os que possuem provas de agilidade e demonstração de obediência.

Provas de agilidade (agility) envolvem vários obstáculos nos quais o cão executa diferentes tarefas, como saltar sobre cavaletes (semelhante ao hipismo), correr por túneis, além de ter que saber se comunicar muito bem com o seu dono, já que o mesmo só pode comandar o cão através de palavras e gestos e não pode tocar em hipótese alguma no cachorro ou em qualquer obstáculo. Enquanto isso os juízes marcam o tempo que o cão demorou para completar a prova além de tirar pontos do mesmo em caso de faltas. Os juízes marcam uma falta para cada segundo a mais que o cão demorou para completar o percurso no tempo padrão ou por derrubar algum obstáculo. Assim como nas exposições de beleza, essas competições também podem ser subdivididas por especialidades, grupos ou raças [fonte: AKC - em inglês].

Nas provas de obediência os cães devem acompanhar os exercícios de acordo com o comando dado por seu condutor (handler). O AKC regula esses exercícios e os juízes premiam os cães de acordo com esses regulamentos. A dificuldade dessas tarefas depende do nível no qual o cão está competindo – noviço (novice), open e cão de utilidade (utility). Por exemplo, um cão deve ser capaz de permanecer ao lado de seu condutor andando ou correndo, bem como manter-se em pé ou sentado por longos períodos. Exercícios mais avançados incluem a execução de saltos,  exercícios de busca de objetos e distinção de cheiros, principalmente o cheiro de seu condutor em determinados objetos. Em outra tarefa, o cachorro deve obedecer aos sinais de seu condutor sem que ele tenha que falar. Competições de obediência incluem provas para todas as raças e os cães também podem buscar vários títulos de campeões [fonte: AKC - em inglês]. Clique aqui e acesse em português o regulamento completo das competições internacionais de obediência.

Talvez agora que você já conhece um pouco mais sobre exposições de cães, você possa impressionar seus amigos durante a próxima exposição de Westminster, fazendo comentários como “ aquele cão é um excelente exemplar de Clumber Spaniel” , ou ainda “ Você reparou no andar gracioso daquele Spitz Finlandês?”. Para saber ainda mais sobre cachorros, acesse os links na próxima página.

World Dog Shows


Com o intuito de incluir competições internacionais nas exposições de beleza, a Federação Internacional de Cinologia (FCI) patrocina o World Dog Show. Diferentes países ao redor do mundo já sediaram o evento, como a Polônia e o México.

O  American Kennel Club também organiza o AKC/Eukanuba National Championship, uma exposição anual que convida cachorros de outros países para a competição. A exposição é televisionada pelo Animal Planet. Além do Best in Show, o AKC premia pessoas, incluindo o criador do ano. Também cinco cães podem ser premiados por excelência canina (Awards for Canine Excellence – ACE) nas seguintes categorias:

•    Aplicação da lei
•    Busca e salvamento
•    Terapia
•    Serviço
•    Cão de companhia
 

SAIBA MAIS:


 

  • CÃES    F:55 011 9386 8744 
  • GATOS F:55 011 8485 4545
  • GERAL  F:55 011 4684 1047


 

PETCLUBE

Amichettibullys & AMICAT´S Bengal Maine Coon Ragdoll Exótico

Villa Amichetti- Paraíso Ecológico- uma forma sustentável de ConViver.

Rod. Régis Bittencourt, km 334, apenas 40 min. de SP-Juquitiba .

Agende uma agradável visita para adquirir seu filhote e faça belo passeio no santuário ecológico com a  Mata Atlântica  preservada.


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar