Filhotes de Cães Bully e Gatos Gigantes - Cuidados com o seu gatinho.

Cuidados com o seu gatinho.

Antes de escolher seu gatinho, pense no que você quer:
Um animal macho ou fêmea; um filhote ou um gato adulto; um gato de pêlo curto ou longo (que geralmente precisa de mais atenção e cuidados especiais); uma raça que prefere ficar dentro de casa ou outra que goste de ambientes ao ar livre. Avalie esses fatores para depois não se frustrar com o bichano.
Ao nascerem, os gatinhos têm aproximadamente 13 centímetros de comprimento e pesam entre 60 e 140 gramas. Eles só abrem os olhos completamente quando completam 20 dias. A maioria dos gatinhos têm olhos azuis quando nascem, mas depois de dois ou três meses de vida, ganham outra cor, para vida inteira. A recepção ao novo membro da família requer uma série de cuidados e você terá que zelar pela sua alimentação, instalações, alimentação e saúde.

ALIMENTAÇÃO DOS FILHOTES
O aleitamento é a melhor alimentação de um gatinho em seu primeiro mês de vida. Mas se o filhote não tem mais a mãe para alimentá-lo, o ideal é dar leite de vaca acrescido de um ovo diluído, já que o leite da vaca não supre todas as necessidades do filhote.
Se o gatinho for criado junto à mãe logo ao nascer, o desmame pode começar no fim do primeiro mês de vida. No começo é um pouco difícil acostumá-lo a comer alimentos sólidos, pois ele está acostumado com o leite da mãe, mas logo se habitua. Uma ou duas vezes por semana, ele pode ganhar pedaços de
peixes e carnes vermelhas. A água deve estar sempre limpa e fresca e à disposição do filhote.


CONSELHOS ÚTEIS
• É preciso acostumar o gato a ter um cantinho só dele. O local deve ser limpo, acolhedor, seco e longe de correntes de ar.

• Uma caixa ou um cesto fundo é o ideal para a cama. Pode-se forrá-la com palha, papel ou um acolchoado (se você optar pelo último, não se esqueça de colocar a cama do gato ao sol, pelo menos uma vez por semana).

• Não alimente o gatinho somente com peixes, pois isso poderá causar deficiência de vitamina.

• Não forneça somente carnes, pois correrá o risco de provocar deficiência de cálcio e vitaminas

• Não dê alimentos específicos para cães, porque este alimento não é balanceado para gatos.

• Deixe dois potes à disposição do gato, um com ração e o outro com água. Tome cuidado para não comprar potes muito fundos, o ideal são tigelas pequenas e rasas.

• Se o seu gatinho sempre deixa ração no pote e depois de pouco tempo pede mais, comece a dar porções menores de comida. Alguns gatos preferem comer pouco, mas várias vezes ao dia.

• Não alimente os gatos com clara de ovo crua: ela contém avidina, que neutraliza a biotina.

• Não dê carne crua, para evitar a toxoplasmose.

• Comida gordurosa é péssima para os gatos tanto quanto para os humanos.

• Açúcar não só estraga os dentes como engorda; além disso, alguns alimentos, como o chocolate, são tóxicos para o gato.

• Animais obesos são muito mais propensos a doenças.

HÁBITOS
Um gato precisa dormir de 16 a 18 horas todos os dias. Geralmente eles preferem ambientes quentes, locais macios, longe de correntes de ar e do barulho. Eles podem perceber sabores azedos, salgados, amargos e doces, mas a doçura não é muito importante num alimento. Como têm o olfato bastante apurado, levam muito em conta o cheiro da comida. Os gatos têm em média três vezes mais células olfativas que os humanos.
Embora sejam bastante sensíveis ao tato, eles sobrevivem bem em temperaturas extremas. Preferem o calor ao frio e locais secos a molhados.
Os gatos têm a capacidade de memória baseada em suas necessidades. Eles se lembram, por exemplo, a aparência da casa onde vivem, a voz das pessoas que vivem com ele ou os locais onde podem conseguir água para beber (em pratos de vasos e até dentro de privadas).
Os gatos adoram peixes, por isso, deixe seu aquário protegido com uma tela de arame ou tampado. Enquanto não tiver certeza de que o gatinho conhece e reconhece o seu bebê como um membro da família, é melhor proteger o berço.
O "banheiro" do gatinho deve ser colocado longe da sua cama. O ideal é uma caixa rasa, sem tampa, de uns 60x40 cm, forrada com um produto especial, uma espécie de areia com grânulos maiores, que absorvem o líquido, à venda em supermercados e pet shops. Estes grânulos são melhores que a areia pura, pois retêm o odor desagradável.
Não esqueça de limpar a caixinha do gato a cada dois dias ou três dias, pelo menos. Quando a caixa fica muito cheia de fezes e sem espaços limpos, alguns gatos ficam incomodados e chegam a urinar em outros locais da casa.


VISÃO E AUDIÇÃO
O ângulo de visão dos gatos é de 280 graus, bem maior que o humano. Eles também precisam de menos luz para enxergar, suas pupilas dilatam e captam a pouca luz existente. À noite, os olhos do gatos aproveitam ao máximo a luz existente, os músculos da íris ficam relaxados e as pupilas se abrem, para aproveitar a pouca luz. Atrás da retina de cada olho, há uma camada refletora de luz denominada "tapetum". Boa parte da luz que entra em um olho normal atravessa a retina e se perde, absorvida pelos tecidos atrás dela. O "tapetum" reflete a luz de volta, assim há uma segunda oportunidade para que a mesma bata nas células receptoras da retina.
A cor dos olhos varia bastante (azul, caramelo, verde, dourado...), mas alguns testes já demonstraram que eles não distinguem muitas nuances de cores. O mais importante para os gatos é detectar movimentos.
A audição dos gatos é bastante apurada e é mais sensível aos sons agudos. Enquanto a freqüência de percepção humana é de 20 kHz, a dos gatos fica em torno de 65 kHz. É por isso que muitas vezes os gatos percebem o movimento humano a metros de distância. Um gato aprende depressa os sons especiais que lhe dizem respeito numa casa: o som de uma lata de comida que está sendo aberta, o barulho do carro de seu dono que se aproxima ou quando alguém chama seu nome.

OLFATO E TATO
A boca e o nariz do gato estão intimamente ligados ao olfato. Apesar da cabeça pequena, um gato têm aproximadamente 60 milhões de células olfativas, comparadas às 5-20 milhões humanas.

Os bigodes de um gato são órgãos que auxiliam no tato, e o ajudam a achar seu caminho à noite. Da mesma forma como nós andaríamos num corredor escuro, com as mãos pra a frente para localizar possíveis obstáculos, o bigode do gato auxilia na sua caminhada noturna.

SONO
Dormir é o que os gatos fazem com maior freqüência na vida. Segundo alguns estudos, eles passam dois terços da vida dormindo.
Eles procuram sempre os locais mais quentes para dormir, sem correntes de ar e de preferência com o sol batendo de leve. As posições nas quais os gatinhos dormem demonstram que, muitas vezes, elas se relacionam à temperatura do ambiente. Quando a temperatura está baixa, o gato se enrola num círculo, com a cabeça e as patas enfiadas juntas na barriga, e a cauda as envolvendo. À medida que a temperatura se eleva, o gato gradativamente se desenrola para finalmente esticar-se ao máximo.
SAIBA MAIS:


  • CÃES F:55 011 9386 8744
  • GATOS F:55 011 8485 4545
  • GERAL F:55 011 4684 1047

PETCLUBE

Amichettibullys & AMICAT´S Bengal Maine Coon Ragdoll Exótico

Villa Amichetti- Paraíso Ecológico- uma forma sustentável de ConViver.

Rod. Régis Bittencourt, km 334, apenas 40 min. de SP-Juquitiba .

Agende uma agradável visita para adquirir seu filhote e faça belo passeio no santuário ecológico com a Mata Atlântica preservada.