American Bulldog, Olde English Bulldogge, Australian Buldog
Origem do Antigo Bulldog Brasileiro:
O buldogue (inglês: English Bulldog, onde bull significa "touro" e dog, "cão"), é uma raça oriunda da Inglaterra (Wikipédia).
O Buldogue Campeiro tem sua origem nos Bulldogs que vieram para o Brasil trazidos pelos imigrantes europeus desde o século XVII.
O Buldogue Campeiro tem como seu ancestral o Bulldog Inglês do tipo antigo conhecido como Old English Bulldog, aliás podemos observar várias pinturas antigas do século XV que comprovam a semelhança e identidade comum.
O Antigo Buldogue Inglês, ou Olde English Bulldogge, cão de guarda e trabalho que sobreviveu até o início do Século XX, possui uma enorme legião de admiradores em todo o mundo, graças a sua rusticidade, agilidade e funcionalidade.
Tais características, hoje perdidas no Moderno Buldogue Inglês, são os ingredientes principais das diversas tentativas de resgate deste antigo molosso por cinófilos Europeus e Americanos.
Vale a pena destacar o Buldogue Americano, o Olde English Bulldogge, o Olde Victorian Bulldogge, o Original English Bulldogge, o Alapaha Blueblood Bulldog, dentre outros.
Criadores Europeus e Norte Americanos de olho na Raça
O Bulldog Brasileiro ou Campeiro tem recebido enormes elogios por parte de criadores americanos e europeus, importando a criação brasileira.
Recebemos inúmeros email´s e telefonemas incluindo mendagens no Facebook de diversos criadores de Olde Bulldogges dos Países Baixos e Leste Europeu pedindo semen e/ou filhotes do Tinho e do Ulysses para suas cadelas, comenta Claudio.