Filhotes de Cães Bully e Gatos Gigantes - Bênçãos aos animais

Missas campais, festas de rua e romarias em busca de graças movimentam a agenda dos devotos
Outubro é o mês com o maior número de homenagens a padroeiros católicos populares na cidade. Alguns são lembrados pelo seu bom exemplo em vida. Outros, requisitados pela fama de milagreiros
Por Daniel Nunes Gonçalves


Missas campais, festas de rua e romarias em busca de graças movimentam a agenda dos devotos

por Fernando Moraes

Primeiro de outubro, 15h30, paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Higienópolis. Nem parece tarde de quarta-feira na Rua Maranhão, tamanho o movimento de devotos na igreja. Cerca de 700 pessoas se aglomeram ali. Rosas são vendidas nas banquinhas da frente, já que as 5 000 flores oferecidas pelos padres gratuitamente ao longo da semana foram insuficientes. No dia do aniversário de 111 anos da morte da santa francesa, quem reza a principal das seis missas é o cardeal-arcebispo dom Odilo Scherer. "Que-remos que os católicos vejam os santos de uma nova forma", diz. "Mais do que esperar por milagres ou graças pessoais, devemos admirá-los por seu exemplo." Embora escutem atentamente o sermão, os paulistanos que erguem suas rosas para a bênção no fim da cerimônia têm, sim, a esperança de que a flor simbolize a intercessão da santa por suas preces e promessas. "Ela me curou de um tumor", acredita a professora Terezinha Dala Dea, que carrega na bolsa e no carro alguns dos 300 folhetinhos que mandou imprimir para divulgar a santa que inspirou seu nome. A devota chega a se emocionar diante da chuva de pétalas que caiu sobre o altar, encerrando o culto festivo.

A Igreja Católica já canonizou 6 700 pessoas que tiveram uma vida terrena exemplar, inspirada na de Jesus Cristo. Todas ganharam do Vaticano o título de santo após processos canônicos que comprovariam seus milagres. Alguns são cultuados com maior fervor pelos paulistanos. Normalmente eles têm o dia celebrado na data de sua morte, com missas extras e bênçãos especiais que só perdem em importância para as comemorações do Natal e da Páscoa. Além de abarrotarem igrejas, as datas de santos superlotam o calendário – em média, há dezoito santos para cada dia do ano. A maior concentração de aniversários dos milagreiros populares de São Paulo acontece em outubro. Nas festas de seus padroeiros, as 465 paróquias e os dez santuários da cidade recebem muito mais freqüentadores que aos domingos – 22% dos 5,9 milhões de paulistanos católicos assumidos dizem freqüentar a igreja somente uma vez por semana. Ao lado dos devotos humildes, os milagreiros paulistanos são também venerados por gente famosa (veja o quadro).

No último sábado (4), filas de fiéis com seus cães e gatos se formaram nas igrejas que levam o nome de São Francisco de Assis, patrono dos animais e da ecologia. "São Francisco amava a natureza e conversava com os pássaros", conta Anacleto Luiz Gapski, um dos trinta frades do convento no Largo São Francisco, no centro. Houve seis missas e muitas bênçãos "ecológicas" ao longo do dia. "As pessoas trazem bichos e plantas de todos os tipos", diz Gapski, que já se surpreendeu com a missão de fazer o sinal-da-cruz para uma lhama e uma girafa de circo. A programação do mês franciscano inclui atividades sociais como o café colonial com bingo, no dia 16.

 

Bênçãos e missas aos animais
No dia de São Francisco de Assis, católicos e budistas irão celebrar missas e abençoar bichinhos

Várias missas serão celebradas durante o Dia Mundial dos Animais

Em comemoração ao dia mundial dos animais, várias missas serão celebradas no decorrer do dia 4 de outubro, data em que também se celebra o dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais para os católicos.

A igreja dedicada ao santo, localizada na Vila Clementino, em São Paulo, organizou cinco missas para os animais, nos seguintes horários: 7h, 9h, 11h30, 16h e 19h. Às 11h30 acontecerá a “Missa Ecológica”, com benção especial para os animais na igreja.

Já quem mora próximo à avenida Dr. Ricardo Jafet, 769, na Paróquia Santa Cândida, também terá a oportunidade de levar seu pet para receber a benção do padre Jorge. Vale lembrar que só serão abençoados cães com coleira e guia e gatos na caixa de transporte. Os organizadores ressaltam que não irão permitir a entrada de animais sem esses acessórios. A benção acontecerá às 11h.

Uma missa campal com bênçãos para os animais será realizada às 11h, na rua Dr. Cândido Mota Filho, S/N, na Vila São Francisco, entre o Shopping Colinas e a Capela São Francisco.

Budistas e simpatizantes, também poderão levar seus pets para receber bênçãos da monja Coen. Ela também estará no dia 4 de outubro, às 11h, abençoando os bichinhos na praça Alexandre Gusmão, próximo ao Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon.