Cuidado com obesidade felina
Gatos perdem peso com mais facilidade
FILHOTES DE MAINE COON A VENDA
Sim, nem os nossos pets estão livres desse problema que é considerado uma epidemia mundial, a obesidade. Assim como para os humanos o excesso de peso traz uma extensa lista de consequência à saúde e ao bem-estar dos animais. O diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care, Marcelo Quinzani, aponta que os problemas vão desde processos degenerativos das articulações, que trazem desconforto e dor crônica ao animal em atividades corriqueiras, como caminhar, até quadros de hipertensão, dificuldade respiratória, intolerância ao calor e aos exercícios físicos, diabetes, distúrbios do sono e infertilidade.
O especialista aponta que além das raças beagle, poodle, pug, boston terrier, labrador, bullgog, que têm facilidade em acumular alguns quilos a mais, fatores como o estilo de vida dos animais facilitam o ganho de peso. “A maioria vive em apartamentos ou ambientes restritos, são castrados e vivem sem outro animal como companhia, passando a maior parte do tempo dormindo principalmente depois de adultos”.
Para evitar, Quinzani explica que os proprietários devem oferecer rações de boa qualidade em duas ou três refeições diárias. “Respeitando o volume sugerido pelo fabricante para o seu animal, baseado na idade, raça e intensidade de atividade física”. O veterinário também desaconselha a oferta de biscoitos e guloseimas e lembra que a comida caseira humana não deve ser dada aos animais.
A obesidade em felinos é mais difícil de ser corrigida, uma vez que os bichanos se alimentam durante o dia todo em pequenas quantidades, já fazem naturalmente pouco exercícios e normalmente não saem a rua para passear como os cães. “Para evitar que o seu felino se torne um obeso deve se controlar o seu peso desde cedo, restringindo dietas muito calóricas, sempre incentivando brincadeiras e se possível mantendo dois animais juntos”, diz Quinzani. “Outras formas de incentivar a atividade física é colocar as vasilhas de água e comida em lugares distintos, assim como a bandeja sanitária. Isso faz com que o animal se movimente mais.
SAIBA MAIS:
BULDOGUE FRANCÊS
PUG
RHODESIAN RIDGEBACK
BULDOGUE INGLÊS
STAFFORDSHIRE BULL TERRIER
BULL TERRIER
AMERICAN STAFFORDSHIRE TERRIER
CHIHUAHUA
OVERBULLY
EXOTICOS AMICAT´S
MAINE COON AMICAT´S
BENGAL AMICAT´S
RAGDOLL AMICAT´S
- CÃES F:55 011 9386 8744
- GATOS F:55 011 8485 4545
- GERAL F:55 011 4684 1047
PETCLUBE
Amichettibullys & AMICAT´S Bengal Maine Coon Ragdoll Exótico
Villa Amichetti- Paraíso Ecológico- uma forma sustentável de ConViver.
Rod. Régis Bittencourt, km 334, apenas 40 min. de SP-Juquitiba .
Agende uma agradável visita para adquirir seu filhote e faça belo passeio no santuário ecológico com a Mata Atlântica preservada.